20/01/2014

Resenha - A Seleção (Kiera Cass)

Título: A seleção
Título original: The Selection
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765015
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 368

Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

O livro é narrado pela America Singer, uma garota da casta 5 que namora em segredo Aspen. Diferente de outras garotas, America não tem interesse algum em participar da Seleção, na qual trinta e cinco garotas são escolhidas para irem ao palácio e terem a oportunidade de uma delas ser a próxima princesa de Illéa. Pressionada por Aspen e subornada por sua mãe, a jovem faz sua inscrição para a Seleção, sem esperar que seria uma das Selecionadas. Engraçada, humilde, linda e com um temperamento forte, America já chama a atenção do príncipe Maxon na primeira vez que conversaram. Ao longo da história, America tira a má impressão que teve de Maxon quando o viu na tv e acabam se tornando bons amigos. Até que ela descobre que o príncipe está apaixonado por ela e que também está nutrindo esse sentimento em relação à ele. Então, o livro acaba se tornando um completo triângulo amoroso, pois Aspen aparece no palácio como um guarda e acaba se reconciliando com America após discutirem antes do resultado das Selecionadas.

Pelo fato do palácio ter alguns ataques dos rebeldes nortistas e sulistas, Maxon decide adiantar as eliminações até restar apenas seis das Selecionadas, para não colocar em perigo aquelas que não tinha nenhum interesse. America continua no palácio por causa do amor e da promessa de Maxon.
O príncipe Maxon correu os olhos pelo salão e deparou comigo. Nossos olhares se encontraram por um instante e ele sorriu. [...] Com certeza ele ficava extremamente entediado ali. Não importava: aquele breve sorriso me fez acreditar que a experiência pudesse não ser tão ruim no fim das contas.
A escrita e o enredo do livro me prenderam. Um fato da trama que me decepcionou foi a confusão de America em sua relação amorosa com o príncipe e com Aspen, porém, esse foi também um dos motivos que me impediu de parar a leitura só para terminá-lo e continuar com A Elite. O livro gira em torno do romance dos protagonistas, mas ainda assim tem um toque de ação com a invasão dos rebeldes. Obs.: "O príncipe" é narrado por Maxon, onde é tratado seu ponto de vista no um pouco antes e no início da Seleção.

Um comentário:

  1. Capa muito bonita! Sei que não é sobre o livro em si, mas você podia falar um pouco sobre a autora? Gostaria de saber um pouco sobre o jeito dela de escrever. Não estou lendo nada no momento, talvez esse seja meu próximo alvo. Força com o blog!

    ResponderExcluir

1. Comente aqui, quero saber o que achou do post! Fico feliz em responder.
2. Clique em "Seguir" para acompanhar postagens como essa e me ajudar!
3. Caso queira propôr parceria, collab ou algo do tipo, clique em "Contato" e vamos conversar por e-mail.
4. Pode deixar o link de seu blog/site, gosto de visitar outros blogs!
5.Mi casa es su casa. Volte sempre!